sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

PMDB SE REORGANIZA EM CURITIBA



Na noite de ontem (09 de fevereiro) cerca de 200 pessoas, dentre intelectuais, líderes comunitários, religiosos, estudantis, sindicais e professores se reuniram para discutir o futuro da cidade na Câmara de vereadores no Encontro “Cenários Curitibanos”.

A atividade foi proposta pela bancada de vereadores do PMDB de Curitiba, em parceria com militantes de base e com a Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e discutiu temas de interesse da população, como o funcionamento da atividade parlamentar, parcerias possíveis entre sociedade civil organizada e FUG, e o aumento exagerado no preço das passagens de ônibus na Capital.

Além dos vereadores  e anfitriões Noêmia Rocha e Professor Silberto, o Deputado Requião Filho (Presidente da FUG-PR), o Deputado Anibelli Neto (Vice-Presidente do PMDB-PR), Rafael Xavier (Conselheiro Nacional da FUG), Márcia Ferreira(Presidente do PMDB Mulher-PR), Ema Karam (Secretária de Educação e Presidente do PMDB  de S. José dos Pinhais) coordenaram a mesa de debates.

Rafael Xavier abriu o evento e destacou a importância da reunião “este grupo se reúne buscando unificar o PMDB em torno de um projeto que dialogue com o anseio do Cidadão Curitibano. Há uma crise de representatividade institucional instaurada no Brasil, os partidos políticos há muito tempo deixaram de representar a sociedade. Precisamos nos reinventar com dedicação e humildade, para que possamos reverberar a voz das ruas. Este evento é o primeiro passo.

Líder da bancada de vereadores, proponente da atividade, Noêmia Rocha agradeceu aos diferentes segmentos sociais presentes na reunião, falou sobre sua atividade parlamentar e sobre a importância do papel dos vereadores na fiscalização do executivo municipal. Noêmia também elogiou a sinergia entre a bancada, a FUG e o grupo organizador da atividade.

O vereador Professor Silberto destacou sua trajetória política, apresentando aos participantes exemplos de gestão coletiva de espaços públicos empregados na Escola em que dirigiu antes de assumir o mandato. Silberto colocou a bancada de vereadores  à disposição de todos os participantes.

Márcia Ferreira enfatizou a importância da reunião e de projetos partidários a longo prazo, aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da maior participação de mulheres na política.

O Vice-Presidente do PMDB-PR, Deputado Anibelli Neto, elogiou a iniciativa do encontro. Falou das dificuldades encontradas pelo partido na campanha de 2016, enaltecendo a importância da eleição de vereadores comprometidos ideologicamente com o partido.

O Presidente da FUG-PR, Deputado Requião Filho, agradeceu a parceria com a bancada de vereadores e a oportunidade de debater os Cenários Curitibanos  “ após as eleições a política continua, nos guia e decide os rumos da nossa cidade”  e complementou “estamos aqui para buscar soluções rumos e saídas para Curitiba”.

Fernando Knoer, pós-doutor em Direito, expôs o funcionamento da  rotina atividade parlamentar, as funções típicas dos vereadores e procedimentos do processo legislativo.

Márcio Carvalho, assessor da FUG Nacional, destacou o momento de crise em que o país se encontra, reforçando a importância da formação  como meio de melhorar a cultura política no país. Carvalho parabenizou a FUG-PR pelos mais de 10 mil alunos capacitados nos últimos anos e abordou diferentes formas de parcerias possíveis entre FUG e assosciações, universidades, escolas, igerjas e sindicatos.

O professor Juliano Geraldi, Mestre em Urbanismo, trouxe dados relevantes sobreo aumento da tarifa de ônibus em Curitiba e deixou uma provocação “as coisas custam quanto custam, mas quanto realmente custa a passagem ?” Ao final, agradeceu ao coletivo organizador  do encontro pela iniciativa

Lafaiete Neves, professor de economia e doutor em desenvolvimento Econômico pela UFPR, autor do livro “movimento Popular e Transporte Coletivo em Curitba” falou sobre os contratos pactuados entre a administração pública e as empresas de transporte coletivo e do resultado das investigações feitas pela CPI realizad sobre o tema na legislatura anterior. Dentre  as curiosidades, o professor destacou a falta e mecanismos de controle mais eficientes  nas informações passadas pelas empresas aos gestores dos contratos.

A última parte do encontro foi destinada ao debate entre todos os participantes, que trouxeram à tona suas demandas e preocupações em relação à nova administração municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário