segunda-feira, 6 de março de 2017

VAMOS AO QUE INTERESSA!

por Rafael Xavier*


O Brasil vive momento histórico efervescente. Escândalos milionários devidamente investigados e julgados deixaram a mostra uma  face nada republicana do  modelo político e eleitoral em vigência.

Empresários, lobistas, assessores, vereadores, prefeitos, deputados, governadores, e vários candidatos, de todos os partidos, envoltos em um mar de corrupção. Novidade? Não. Constatação.

Listas de pagamentos de empreiteiras a políticos que remontam à já longínqua década de oitenta,  comprovam a falência de um sistema que há muito está corrompido e só assusta quem se permitiu alienar, vendo o próprio destino sendo decidido à margem de sua vontade.

A velocidade do acesso à informação imposto pela internet e a democratização de seu uso, têm reflexos visíveis na maior atenção dispensada à política pela população.  De acordo com o PNAD mais da metade dos brasileiros acima de 10 anos tem acesso à internet[1], isso corresponde a 95,4 milhões de pessoas, o que tem auxiliado a fomentar o debate acerca do tema e influência diretamente no sentimento da população em relação à classe política.

Porém a quantidade  também vem acompanhada da falta de qualidade,  e o mundo digital é responsável pela criação de  novos  heróis e vilões a cada dia, tornando-os efêmeros e superficiais sob o prisma da opinião pública. Não se separa o joio do trigo e boas práticas políticas, na maioria das vezes,  deixam de ser noticiadas.

Cabe ao eleitor mais atento, que consegue se indignar e filtrar a enxurrada de informações em meio à exposição exacerbada do caos, utilizar dos meios cabíveis para discutir o que realmente interessa: A mudança do sistema político e eleitoral do Brasil. 


*Rafael Xavier é Conselheiro Nacional da Fundação Ulysses Guimarães, tesoureiro estadual da entidade  e militante do Novo Movimento Democrático.


[1] http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/04/economia/491938-mais-da-metade-dos-brasileiros-tem-internet-pobres-permanecem-menos-conectados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário