sábado, 22 de abril de 2017

09 verdades e 01 mentira sobre a política paranaense

por Rafael Xavier*

Resolvi fazer versão sobre a política paranaense da brincadeira que viralizou nas redes sociais e publicar por aqui. Vamos ver quem acerta!

1- Um terço do eleitorado encontra-se concentrado na Região Metropolitana de Curitiba, que cresceu vertiginosamente e sem nenhum planejamento após desastrosos governos de Jaime Lerner.

2- Há mais de 30 anos o eleitor paranaense mantém no poder o mesmo grupo político, ora no Governo Estadual, ora na prefeitura da Capital, ora em ambos, como acontece agora.

3- O grupo que se mantém no poder já simulou briga entre um Prefeito extremamente desgastado, de ascendência oriental e seu vice à época, para garantir a eleição deste.

4- Paranaense tem mania de grandeza, até quem é pobre não admite. Votar em membros de famílias oligárquicas faz parte da receita para ser aceito socialmente. Não interessa se os candidatos cometem atos de improbidade ou trabalham contra o povo, desde que se mantenham bronzeados e frequentem o Country Club.

5- Paranaense se orgulha da "República de Curitiba", mas não move uma palha para pressionar a justiça a punir responsáveis estaduais por fraudes em licitação,  exploração sexual, nomeação de sogras fantasmas, desvios de verbas da educação e massacre a professores .
                                                                         
6- Paranaense tem tanto orgulho do sistema de transporte público de Curitiba, que aceita passivamente a Capital ter a tarifa mais cara do Brasil.

7- Nunca discorde de um eleitor paranaense, você corre sério risco de ser classificado como comunista, mesmo que seu argumento seja liberal.

8- O melhor está por vir.

9- O eleitor do norte pioneiro gostaria  que a Capital do Estado fosse São Paulo, o eleitor do Sudoeste tem certeza que o Centro do mundo é Porto Alegre e o Curitibano tem sua própria República.

10- Além de ter integrantes do Governo investigados por corrupção e fraude, o Governador Beto  Richa foi citado por delatores da Odebrecht na operação Lava-Jato, como beneficiário de  milionário Caixa 2 na campanha de reeleição.

  *Rafael Xavier é Conselheiro Nacional da Fundação Ulysses Guimarães, tesoureiro estadual da entidade e militante do Novo Movimento Democrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário