terça-feira, 20 de junho de 2017

Ditadura no legislativo e preconceito geracional

Vereador do #NMD teve negado o direito a voz no plenário por não ser uma velha raposa felpuda da política tradicional



Na sessão desta segunda-feira (19/06), o presidente da Casa, Eliseu Andrin (PPS), cerceou o direito do vereador Joel Maraschin (PMDB-RS), um dos coordenadores do Novo Movimento Democrático no Rio Grande do Sul  de usar as explicações pessoais.
A atitude do presidente feriu o Art.118 do Regimento Interno da Casa, que fala que “as explicações pessoais são destinadas à manifestação de vereadores sobre a citação nominal de seu nome, por seus pares, durante pronunciamento do Grande expediente, devendo o vereador dirigir-se de forma verbal ou escrita ao Secretario da Mesa até o final do expediente da pauta, cabendo o Presidente da Casa Legislativa o respectivo deferimento”.
Em seu discurso, a Vereadora Taila citou o Vereador Joel Maraschin dentro do tema que falavam sobre o orçamento municipal. Em sua fala a vereadora Taila disse “Há semanas viemos discutindo as questões de números, onde disseram que eu e o vereador Joel estávamos fantasiando os números… Na semana passada votei contra um projeto que criava quatro gratificações no executivo, alegando a questão do impacto financeiro”, nitidamente questionando sobre o os gatos demasiados em relação ao orçamento.
O vereador Joel Maraschin solicitou as explicações pessoais para complementar a fala. Contudo, o pedido foi negado pelo presidente da Casa, sob a justificativa de que o termo “orçamento” foi usado de forma pejorativa.
De acordo com o Vereador Joel Maraschin, há um preconceito implícito pelo fato de ser o vereador mais jovem da legislatura e por estar diariamente na Câmara, trabalhando, lendo, estudando e criando leis, o que não é muito comum.
Ainda segundo o vereador, muitas vezes ouve citações em relação ao seu nome como apenas um “jovem inexperiente”.
– Muitos se julgam os vereadores de dois, três mandatos, cheios de experiência, mas desde o primeiro dia que assumi, já notifiquei diversas vezes erros no processo legislativo, descumprimento do Regimento Interno, projetos enviados com redação errada e sem pareceres legais. Estes meus apontamentos acredito que esteja incomodando, principalmente àqueles que costumeiramente faziam as coisas de qualquer jeito, ou conforme o Executivo ditava o ritmo. Mas entendo fazer parte de um sistema historicamente pronto e cômodo, informou.
O vereador afirmou que vai procurar a Comissão de Constituição e Justiça da casa, devido ao descumprimento do artigo 118 do Regimento Interno, pelo presidente, ou outra instância se assim achar necessário para que o processo democrático e a ordem sejam mantidos dentro da Casa Legislativa.
O Novo Movimento Democrático rechaça qualquer tipo de preconceito e de cerceamento à liberdade de expressão e às garantias constitucionais. Ratificamos apoio ao Vereador Joel e o mais veemente repúdio às atitudes arbitrarias da mesa diretora da Câmara de Butiá-RS.

Conheça as ações do mandato do vereador Joel.                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário