quinta-feira, 15 de junho de 2017

#NMD participa do Congresso da UNE

o quinquagésimo quinto Congresso da União Nacional dos Estudantes contará com a participação de um integrante do Novo Movimento Democrático. 

A corrente interna do PMDB, que iniciou suas atividades em outubro de 2016 e luta por uma nova cultura política, teve  dois integrantes eleitos delegados para o Congresso: Fernando Tozi e Bruno Kafka, ambos acadêmicos de Direito da UniCuritiba, sendo que o último não pode viajar a Belo Horizonte por motivos de caráter pessoal. 

O #NMD reconhece a importância do movimento estudantil e do protagonismo Juvenil. Fernando Tozi nos representa!

Abaixo transcrevemos texto do nosso delegado!




Navegar é preciso. Viver não é preciso.
por Fernando Tozi*

"Somos todos cruzados da mesma cruzada. Dispensável, assim, pretender convencer o convicto, converter o cristão, predicar a virtude da liberdade a liberais, que pela fé republicana pagam até o preço de riscos e sofrimentos.
(...)
A verdade poderá ser temporariamente ocultada, nunca destruída. O futuro e a história são incensuráveis.
(...)
Senhores: 
A caravela vai partir. As velas estão paridas de sonho, aladas de esperanças. O ideal está ao leme e o desconhecido se desata à frente.
No cais alvoroçado, nossos opositores, como o velho do Restelo de todas as epopéias, com sua voz de Cassandra e seu olhar derrotista, sussurram as excelências do imobilismo e a invencibilidade do establishment. Conjuram que é hora de ficar e não de aventurar.
Mas no episódio, nossa carta de marear não é de Camões e sim de Fernando Pessoa ao recordar o brado:

“Navegar é preciso.
Viver não é preciso”.

Posto hoje no alto da gávea, espero em Deus que em breve possa gritar ao povo brasileiro: Alvíssaras, meu Capitão. Terra à vista!"
- Discurso de Ulysses Guimarães, 22 de Setembro de 1973, Convenção Nacional do PMDB

Foi-me consagrada uma missão ímpar: ser o primeiro integrante da Juventude do Novo Movimento Democrático a participar de um Congresso da União Nacional dos Estudantes.

Missão não se aceita, missão se cumpre!

É com alegria e destemor que ingresso nessa jornada.

Primeiro porque, em meio à instabilidade em que vivemos, tenho a certeza de que o PMDB do Paraná, brilhante na figura do Senador Roberto Requião e deslumbrante pelo surgimento do Novo Movimento Democrático, representa mais do que nunca o Velho MDB de Guerra, que enfrentou a ditadura civil militar e garantiu, na Constituição Federal de 1988, às liberdades e garantias sociais imprescindíveis para o deslinde da Democracia. 

Em segundo lugar, me sinto feliz e honrado por estar representando o alunado de minha segunda casa, a UNICURITIBA (antiga Faculdade de Direito de Curitiba), instituição que gentilmente nos auxiliou, a mim e mais alguns delegados, bem como por estar, secundariamente, representando os companheiros do Novo Movimento Democrático.

Na Juventude, não tenho dúvidas, está o futuro de nossa nação, de nosso país, de nossa sociedade: somente nela encontraremos solução para os mais profundos problemas que enfrentamos. Ao término deste Congresso, em meio ao mar de desesperança e desespero, espero poder repetir as palavras de Camões e de Ulysses: "Alvíssaras meu capitão. Terra à vista".

Um grande abraço a todos!

*Fernando Tozi, filiado ao PMDB/PR, membro do Novo Movimento Democrático, membro fundador do CORES - Coletivo Respeito Unicuritiba, membro do Coletivo Juventude na Ativa, de São José dos Pinhais, membro do Coletivo CAAD - Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia e é o primeiro delegado da #jNMD a participar de um Congresso da UNE.

Um comentário: