terça-feira, 18 de julho de 2017

COMPROMISSOS DO NOVO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO



A convenção municipal do PMDB de Curitiba acontece no próximo dia 05 de agosto
. Será a oportunidade de reconstruir o Diretório Municipal a partir de uma nova cultura política e de um modelo eficiente de gestão, preservando a nossa memória, valorizando as pessoas que construíram o PMDB da capital até aqui e fomentando o ingresso de novos quadros às nossas fileiras.

Abaixo, você terá acesso a alguns dos compromissos do Novo Movimento Democrático com o PMDB de Curitiba:





FORTALECIMENTO DA BASE PARTIDÁRIA

A crise de representatividade que assola o Brasil atinge em cheio os partidos políticos. Nós do #NMD, trabalhamos norteados por uma  Carta de Princípios que pretende implementar uma nova cultura política no país, abrindo canais de diálogo com todos os setores da sociedade, valorizando a política de base,  a JPMDB, o PMDB Mulher, o PMDB Afro, o PMDB Sindical  e a criação de núcleos de discussão sobre todos os temas que possam ajudar o município de Curitiba, o Paraná e o Brasil a se desenvolver.

O PMDB do Paraná tem uma tradição de democracia interna, que por fatores conjunturais ficou adormecida em Curitiba. Fato que pretendemos corrigir com muito  trabalho e com um modelo eficiente de gestão.


Pretendemos implementar um projeto de gestão eficiente e moderna para que o PMDB sirva como instrumento de mudança social, estimulando a participação de nossos membros em espaços da sociedade civil organizada e valorizando o trabalho dos nossos parlamentares.

Trabalharemos para corrigir os problemas da instituição, para que voltemos a ter sucesso eleitoral, envolvendo pessoas, resgatando filiados históricos e filiando novos quadros que possam construir e pensar um programa de governo inovador, em consonância com o anseio do cidadão curitibano, o que permitirá  alavancar uma candidatura bem sedimentada à Prefeitura da Capital e a eleição de uma bancada de vereadores maior, capaz de defender o interesse do povo com independência e representatividade.

NOVOS FILIADOS

O PMDB precisa estar presente nas escolas, universidades, empresas, fabricas, sindicatos, associações de moradores, órgãos de classe, igrejas, meios de comunicação e em qualquer segmento social. Iremos estimular a criação de núcleos setoriais organizados em bairros e setores específicos com reuniões mensais descentralizadas e abertas à comunidade, estimulando a discussão de projetos que possam se tornar políticas públicas e o ingresso de novos militantes ao partido.

INSERÇÃO SOCIAL - ORGANIZAÇÃO  E METAS

Estimularemos  e apoiaremos nossos membros que queiram disputar espaços políticos na sociedade civil organizada, como: órgãos de classe, conselhos gestores de políticas públicas, sindicatos, órgãos de representação estudantil, associações de moradores e qualquer outro espaço político de interlocução com a sociedade. Temos o dever de estarmos nas ruas para entender as mazelas da cidade e encontrar soluções para o município e para o cidadão Curitibano.

Nossa Meta é disputar todos os espaços políticos possíveis para implantar e disseminar os princípios, propostas, projetos  e programas do PMDB ao maior número de pessoas.


NÚCLEOS DE DISCUSSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Os partidos políticos são organismos vivos, precisam estar presentes em todos os espaços da sociedade. Iremos criar núcleos de discussão por temas e por regiões, para compreender as demandas da população curitibana e transformá-las em propostas de políticas públicas que as solucionem.

Cada núcleo terá uma coordenação eleita para mediar os trabalhos, sistematizar as discussões e propor ações à executiva Municipal do partido. Também serão estas comissões, que irão propor parceria à Fundação Ulysses Guimarães para promover capacitações temáticas sobre cada tema.

Estabelecemos como prioridade, as seguintes áreas de interesse:

  • Saúde
  • Educação
  • Segurança Pública 
  • Mobilidade Urbana
  • Trabalho e Geração de Renda
  • Inclusão Social, Diversidade, Cidadania e Gênero
  • Juventude 
  • Amparo à criança
  • Esporte e Lazer
  • Cultura
  • Smart City
  • Regularização Fundiária

O trabalho destas comissões  irá subsidiar o partido para que promova audiências públicas nos bairros, permitindo discussão técnica sobre os temas  e posterior construção de um plano de Governo devidamente fundamentado e  debatido  com a sociedade.

CONSELHO ESTRATÉGICO

Iremos instituir um conselho político superior, o Conselho Estratégico, que irá debater, sugerir, aconselhar em conformidade com experiências exitosas e implementar diretrizes a serem seguidas pelo partido. 

O conselho se reunirá  a cada 60 dias, em conjunto com a Comissão executiva Municipal, para avaliar, propor e auxiliar o modelo de gestão estratégica em vigência.

Farão parte do conselho pessoas notáveis do partido, ex-presidentes municipais e estaduais do PMDB, ex-vereadores, ex-deputados, ex-senadores, ex-ministros, ex-secretários Estaduais e Municipais e personalidades consagradas do PMDB de Curitiba.

FORMAÇÃO POLÍTICA CONTINUADA

Defendemos a  formação  dos nossos quadros para o fortalecimento do pensamento crítico nas fileiras do partido. Temos um projeto de formação continuada, por setor de interesse.

Em parceria  a ser firmada com a Fundação Ulysses Guimarães, pretendemos subsidiar nossos militantes com dados e informações precisas que possam ser utilizadas em debates nas universidades, escolas, igrejas, associações de moradores e demais espaços da sociedade civil organizada.

ESCOLA DE FORMAÇÃO PARA CANDIDATOS

Os pré-candidatos do PMDB terão à disposição dezenas de palestras e cursos para aprimorar seus conhecimentos políticos e sociais. Além dos tradicionais cursos da FUG, pretendemos disponibilizar palestras sobre técnicas de Oratória, Legislação Eleitoral, Formação política Básica e Gestão Pública, em parceria com Universidades de todo o Brasil. Nossa meta é capacitar todos os candidatos do partido  antes das convenções que definem candidaturas.

GOVERNO PARALELO - Reuniões periódicas descentralizadas - Mandatos populares nos bairros

Iremos retomar o contato com a base. Cada  zonal e núcleo setorial do partido deverá realizar pelo menos uma  reunião mensal, conforme calendário previamente aprovado pelo diretório municipal, onde serão convidados a participar e debater os  políticas públicas e os problemas e soluções para os bairros,  as principais lideranças políticas do partido na Capital (vereadores, Deputados e Senador).

Destas reuniões poderão derivar encaminhamentos a serem apresentados pelo partido  aos parlamentares do PMDB, com o intuito de fiscalizar o trabalho da Prefeitura,  melhorar a gestão da cidade e propor políticas públicas.

TRANSPARÊNCIA NOS ATOS ADMINISTRATIVOS

Nos últimos anos o partido definhou na Capital. Chegamos ao ponto de candidatos a vereador de Curitiba  desconhecerem a direção provisória que comandou a eleição de 2016. Chega de decisões tomadas às sombras!

O Novo Movimento Democrático vai radicalizar na democracia interna. As decisões importantes serão tomadas pela base, em votações abertas.

PMDB CONECTADO

Não é possível que em pleno 2017, um partido do tamanho do PMDB de Curitiba continue a não utilizar dos instrumentos digitais de informação e interação disponíveis na internet.  Precisamos estar conectados com a sociedade em rede e estimular a criação de um núcleo digital de militantes que simpatizem com nossas causas.

Iremos criar, alimentar e divulgar sítio eletrônico, páginas nas redes sociais e aplicativos de consulta e interação.

VALORIZAÇÃO DOS VEREADORES E DEPUTADOS

PMDB irá promover integração entre os mandatos dos vereadores e deputados com base popular do PMDB em Curitiba. Todos os parlamentares com domicilio eleitoral em Curitiba serão convidados para participar de reuniões no Diretório Municipal e  nos bairros da Cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário