sexta-feira, 3 de novembro de 2017

O poder de um Congresso fraco e ineficiente

*por Joel Maraschin



Eu sei, a votação no Congresso que livrou Temer de mais uma, deixou você indignado, mas muito mais que fora fulano ou fica ciclano, você precisa entender que quem manda no Brasil, não é o Presidente da República, e sim o congresso nacional e seus 513 Deputados Federais. 

Desde a redemocratização do país e o fim da ditadura militar tem sido assim. Sabe por que Collor caiu? Muito mais que a denúncia fraca da Fiat Elba, seu partido era novo, pequeno, fraco, não tinha base no Congresso... Por isso foi cassado. 

FHC sempre teve o congresso na mão, seu partido já não era pequeno, por isso não correu nenhum risco em seus oito anos. Sempre usando dos artifícios necessários para manter a maldita governabilidade.

Lula foi o mestre da articulação política, trouxe os partidos maiores para o seu lado, soube governar juntinho do congresso e atendendo todas suas “demandas”. Quando surgiu o mensalão, e os riscos de uma cassação, não teve alternativa a não ser abrir as pernas do Petrobras e para garantir a governabilidade, e garantiu. Coptou, comprou e usou Deputados ao seu favor, principalmente do PMDB, que por décadas mantém a maior bancada.

Dilma já não teve essa habilidade. Até tentou no primeiro mandato, mas quando destruiu o tripé da economia e acabou com a meta fiscal, a crise começava, e os resultados da venda da Petrobras para os partidos da base começaram a virar escândalos e cair na mídia. Foi o prenúncio do fim.

Quando a PF deflagrou a Lava-Jato, Dilma já não tinha muito o que oferecer ao congresso fragilizado e temerário. A base começou a romper, e ela começou perder força na Câmara dos Deputado. As empresas que antes bancavam a farra, viram seus principais executivos presos, a torneira de dinheiro secava. Um a um, partidos que comeram e beberam do seu governo começaram a pular da barca, o PMDB foi o primeiro, e rapidamente veio o seu processo de cassação.

Assim chegamos a Temer, que não inventou a roda. Era vice de Dilma, vice de um governo que ele ajudou a construir. Vice de um governo que ele ajudou a coptar, comprar, negociar, chafurdar, e fazer o que fez. Agora Presidente, tanto na 1a como na 2a denuncia, o PSDB foi essencial para assegurar os votos necessários para frear os processos na Câmara dos Deputados.

Não sei se te surpreendo falando isso, mas a escola do Temer é a mesma de Lula, Dilma e FHC. Todos liberaram mais emendas quando precisaram de votos no congresso; todos deram mais cargos no governo quando precisaram de votos no congresso; todos abriram as portas de estatais quando precisaram de votos no congresso; todos sentaram na mesa das empreiteiras para pedir dinheiro para campanha. Tudo isso em prol da nefasta governabilidade!

Hoje só estamos colhendo os frutos que plantamos lá na redemocratização do Brasil elegendo o Congresso mais caro do mundo; mais corrupto do mundo; com um dos maiores números de Deputados do mundo e com menor produção de leis do mundo (de 2000 a 2010, menos de 20% das leis criadas são de origem do legislativo, poder existente exclusivamente para fazer isso e fiscalizar o executivo).

Um congresso caro, que trabalha pouco, ganha muito, manda no país e decide o futuro da sua vida. Este é o resumo do que você acabou de assistir, antes de qualquer publicação repleta de fanatismo e paixão é necessário lembrar de tudo isso que falei e para onde vai e onde está sendo usado o dinheiro dos impostos que você paga e não retornam em serviços, ficando na mão de um governo central, que usa do mesmo para infeliz governabilidade.

Como mudar tudo isso? Na teoria, voltar no tempo e evitar que Portugal nos colonizasse. Na prática, votar por convicção e não por favorecimento. E a mudança começa no quintal de casa. É triste te dizer isso, mas se este segundo item não mudar, o resto jamais vai mudar.

E se mudar, ainda assim, vai levar tempo, muito tempo, infelizmente!

*Joel Maraschin é jornalista, piloto de helicóptero, empresario,Vereador pelo PMDB em Butia-RS e militante do NovoMovimentoDemocratico  

Um comentário:

  1. Belas palavras vereador Joel agora por favor faça uma reflexão sobre o nosso município de Butiá do governo de 2017.
    Esperamos a sua opinião sobre o que você acha desse governo por favor nós honre com suas conclusões que você tem a nós mostrar como vereador de nossa cidade e nos orientar como proceder diante a esse governo para podermos começar a mudar o quintal das nossas casas como você mesmo cita no texto acima use da sua capacidade de jornalista para nós inspirar a sermos eleitores que votam pela limpeza do nosso quintal para podermos no futuro conseguir limpar a sujeira espalhada no nosso país. Aqui eis um simples pedido da sua opinião e posição como representante do povo de Butiá que lê confiou o cargo de vendedor da nossa cidade na convicção que você nos ajudará a melhorar ou limpar o nosso quintal.

    ResponderExcluir