quinta-feira, 25 de maio de 2017

#NMD lança Carta de Princípios ao Brasil

Corrente interna nascida em Curitiba, Capital da Lava-Jato, propõe mudança no PMDB, reforma eleitoral e nova cultura política.



Grupo formado inicialmente por profissionais liberais, empresários, estudantes, intelectuais, trabalhadores de diversos setores, líderes comunitários, servidores públicos e educadores, nasceu em outubro 2016, tornou-se corrente majoritária dentro do PMDB de Curitiba e já conta com simpatizantes por todo o Brasil.

Entre os princípios defendidos pelo grupo, estão: a reforma política, a defesa intransigente da democracia, o combate incansável à corrupção, oxigenação interna dos partidos políticos e a construção de uma nova cultura política, com tolerância entre as pessoas  e participação social, além da defesa de um projeto sólido de desenvolvimento nacional. 

O coletivo pretende organizar núcleos em todos os estados da federação, para atuar principalmente na conscientização acerca da necessidade de mudança no sistema político e eleitoral do Brasil, como forma de combater o coronelismo político e a corrupção, retomando com roupagem mais moderna o ideal originário do MDB.


O documento que orientará as ações da corrente foi amplamente debatido pelo grupo e será enviado como proposta de solução à crise política para todas as representações regionais e nacional do PMDB. Segue abaixo publicizado para adesão de filiados e novos simpatizantes:


 Carta de Princípios do Novo Movimento Democrático:



Brasil, maio de 2017.


Por um Brasil Nação

Estamos vivendo um momento de profunda crise de representatividade institucional no Brasil, a corrupção virou tema diário dos brasileiros, a cada denúncia a demonstração de um sistema corrompido por interesses privados que só pensam em garantir privilégios com o dinheiro que é público e deveria garantir saúde, educação e segurança de qualidade ao nosso povo.
É necessário que haja uma reação popular à altura para garantir o desenvolvimento do país e combater com dureza e eficiência a corrupção.
Este é o momento que a pátria necessita que brasileiros e brasileiras comprometidos com os interesses da maioria da população entrem em ação para mudar tudo o que está posto.
Nós abaixo assinados, organizados como NOVO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO - NMD, vinculado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, sigla em que optamos por permanecer pelo histórico de luta democrática que representa e que não pode continuar refém de despachantes de interesses escusos, queremos propor ao povo brasileiro um modelo de política que sirva aos interesses do povo, desta forma, organizados pelos princípios abaixo descritos propomos um movimento político de enfrentamento à política tradicional corrupta e seus corruptores.


Combate incansável contra a corrupção - Não roubar e não deixar roubar - Cadeia para corruptos e corruptores;

O Deputado Ulysses Guimarães durante seu discurso na Assembleia Nacional Constituinte definiu nosso primeiro princípio “não roubar, não deixar roubar, por na cadeia quem roube. Eis o primeiro mandamento da moral pública”.
Milhões de trabalhadores brasileiros sustentam suas famílias com pouco mais de um salário mínimo, é inaceitável o volume de recursos que estão sendo desviados dos cofres públicos para sustentar uma quadrilha de bandidos que usurpam o nosso dinheiro.
Se há corruptos, há também corruptores, os criminosos travestidos de empresários ou de profissionais de outras áreas que se beneficiaram e enriqueceram às custas do dinheiro do povo  devem pagar por seus atos na forma da lei.
Apoiamos incondicionalmente todas as investigações que estejam dentro da lei, que sigam os preceitos constitucionais e que primem pela justiça, sem qualquer tipo de espetacularização, chicana ou ação arbitrária.

Defesa da democracia

Chega de coronéis na política brasileira, não aceitamos arbitrariedade e nem transformação da política em comércio de interesses privados. Os partidos precisam ser realmente democráticos, pois partido político não tem dono!
É necessário garantir uma reforma política no Brasil que estabeleça um sistema político e eleitoral transparente, onde qualquer cidadão ou filiado a partido político possa saber quais são as ações, programas e projetos partidários. O atual sistema transforma partidos políticos em escritórios de negócio de meia dúzia de supostos “iluminados”, pessoas muitas vezes sequer passaram por um processo eleitoral que garantisse legitimidade a direção partidária. É fato que no Brasil a maioria absoluta das direções partidárias dos mais de 30 (quase 40) partidos políticos registrados são direções provisórias (nacionais, estaduais e municipais). Isso é um assinte, uma barbaridade, um crime contra a democracia.
As eleições dentro dos partidos devem ser  livres, justas e regulares!
Partido que não tiver regularidade democrática não pode disputar eleição!
Respeitamos a pluralidade de ideias e de partidos, mas temos que aprovar uma lei que restrinja esse comércio ensandecido de criação de partidos para caciques. Cláusula de barreira e fim das coligações proporcionais são um primeiro passo para o fortalecimento ideológico dos partidos. Um segundo passo para garantia da plena democracia é o controle de abuso de poder dentro dos partidos políticos.
Os partidos são organismos vivos do nosso sistema político, são necessários para qualificar a ação pública, se hoje não estão funcionando bem é preciso garantir que funcionem em prol de toda a sociedade, em especial dos trabalhadores.
É preciso mudar o sistema de financiamento de campanhas, o atual sistema não inibe a corrupção, transforma o caixa 2 em prática usual e privilegia que possui mais recursos. É preciso acabar com os privilégios! Em todas as esferas da vida pública!

Defesa do Estado de Direito
Numa democracia, ninguém pode estar acima da lei, nem mesmo um rei ou um presidente eleito. Este é o chamado Estado de Direito. Isso significa que todos devem obedecer à lei e arcar com responsabilização em caso de violação da mesma. Democracia também pressupõe que a lei seja igual para todos, justa e aplicada de forma coerente. Devemos garantir o “devido processo legal” visando a ordem e transparência.
Tolerância política
Chega de intolerância e polarização mesquinha na política brasileira. As sociedades democráticas são politicamente tolerantes. Mesmo com a maioria elegendo seus representantes, os direitos das minorias devem ser protegidos. Quem não está no poder deve ter garantido seu direito de organização e voz na política.
Os cidadãos também devem aprender a ser mais tolerantes uns com os outros. Uma sociedade democrática é muitas vezes composta de pessoas de diferentes culturas, grupos raciais, religiosas e étnicas que têm pontos de vista diferentes da maioria da população. Uma sociedade democrática é enriquecida pela diversidade. Se a maioria negar direitos e destruir a sua oposição ou forças minoritárias, acabamos com a democracia, pois não viver com os seus diferentes é próprio do fascismo. Um dos objetivos da democracia é fazer a melhor decisão possível para a sociedade, pensado em todos (maioria e minoria). Para conseguir isso, é necessário o respeito por todas as pessoas e seus pontos de vista. As decisões são mais propensas a serem aceitas, mesmo por aqueles que se opõe a elas, se todos os cidadãos tiverem respeitado o direito de discutir, debater e questioná-las.
Por um projeto de desenvolvimento nacional
Não há possibilidade de desenvolvimento econômico sem um projeto de Brasil Nação. Um país com mais de 200 milhões de habitantes, riquezas naturais, capacidade de desenvolvimento tecnológico não pode estar a serviço dos interesses de outros países ou de corporações privadas ou do capital vadio financeiro.
É preciso criar um projeto de desenvolvimento nacional que seja nosso eixo estruturante. Os que estão achincalhando nosso país e usurpando nossos recursos não querem que o Brasil seja uma nação verdadeiramente soberana para continuarem a nos assaltar.
Vamos unir as melhores mentes deste país para construir um projeto para o povo brasileiro, onde a maioria do povo, os trabalhadores, empresários, profissionais liberais e todos aqueles que queiram transformar nosso país em uma nação desenvolvida sejam o centro desta política, um projeto que una o nosso povo, que valorize o que temos de melhor, um projeto de um Brasil Nação!
Assinamos esta carta como um compromisso com a nação.
Chamamos todos àqueles que queiram se unir a este movimento!
Por um Brasil Nação!

Participe do Novo Movimento Democrático e ajude a transformar o Brasil. Entre em contato pelo seguinte e-mail: pmdbpravoce@gmail.com e saiba como aderir ao movimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário